O OCR CloudPark veio para trazer mais controle para automação. Funcionamento: 


Entrada

Quando o veículo acessar o laço do totem de entrada o OCR captura a imagem, faz o processamento e vincula a imagem e a placa ao movimento dessa entrada.


Para Rotativos

No ticket sai a placa texto e também a imagem do veículo que fez a entrada. Caso esse rotativo já esteja no pátio retiramos a placa do veículo que já está no pátio (colocando vazio), na descrição do movimento colocamos:

"Retiramos a placa {placa}, pois a mesma está sendo usada por um novo movimento ({movimento})”


Esse mesmo texto será criado um incidente junto com a imagem da nova entrada.


Para Credenciados

Caso o OCR reconheça a placa de um veículo cadastrado ele já libera a entrada (desde que seja configurado para isso). 


Caso esse veículo já esteja no pátio:

  • Ele não vai conseguir entrar. 
  • Caso o usuário tente entrar com o cartão/ticket (RFID ou barras) vinculado a essa mesma placa ele não vai conseguir fazer a entrada. 
  • Caso ele use um cartão que tem outra placa cadastrada (ou nenhuma) desde que esse cartão não esteja no pátio o cliente vai conseguir entrar e o sistema vai gerar um incidente indicando que o cliente entrou com uma placa diferente do cadastrado.
  • Caso o cliente retire um ticket para entrar como rotativo o sistema não vai colocar a placa dele no movimento e na descrição do movimento vai ser registrado: "Retiramos a placa {plate}, pois a mesma está sendo usada por um novo movimento ({movement.id})". Também será gerado um incidente com esse conteúdo junto com a imagem da entrada.


Obs.: Caso tenha laço de moto e ele identifique que é uma moto ele irá ignorar todas essas validações.



Saída

Quando o veículo acessar o laço do totem de saída o OCR captura a imagem, faz o processamento e faz algumas validações na saída. Pode ser habilitado para tanto credenciado quanto rotativos saírem pela placa.


Para Rotativos

Caso a placa não bata com a placa que foi reconhecida na entrada existem 2 comportamentos possíveis que podem ser configurados:

- (Padrão) Libera a saída, porém registra um incidente com a placa reconhecida na saída, a placa reconhecida na entrada e a imagem do veículo no momento da saída.

- Não permite a saída do veículo. Nesse caso o veículo só sai do pátio com uma abertura de cancela manual.

Obs.: Caso tenha laço de moto e ele identifique que é uma moto ele irá ignorar todas essas validações.


Para Credenciados

Caso o OCR reconheça a placa de um veículo cadastrado ele já libera a saída. Caso esse veículo não esteja no pátio ele não vai poder sair.

Caso outra forma de acesso libere o mensalista (cartão RFID, tag RFID...) o OCR ainda sim captura a placa e faz algumas validações. Caso a placa não confira com a placa cadastrada na forma de acesso que fez a liberação (cartão RFID, tag RFID...) existem 2 comportamentos possíveis que podem ser configurados:

- (Padrão) Gera um incidente informando que a placa não coincide informando a placa reconhecida no OCR, a imagem e a placa cadastrada;

- Não permite a saída do veículo. Nesse caso o credenciado só sai do pátio com uma abertura de cancela manual.

Obs.: Caso tenha laço de moto e ele identifique que é uma moto ele irá ignorar todas essas validações.


Abertura de Cancelas

Toda a vez que é realizado uma abertura de cancela o sistema tira uma foto da entrada/saída em questão, vincula a imagem e a placa a essa abertura de cancela.


Recurso de laço da Cancela de Saída Habilitado

Quando esse recurso estiver habilitado o sistema registra a imagem do veículo quando o mesmo entrou no laço do totem de entrada/saída. Com isso ele gera o incidente da abertura que não foi feita pelo sistema com imagem do veículo que passou na cancela.


Entrada e saída assistida

Nesse cenário o OCR vai funcionar para mensalistas abrindo a cancela de forma automática e também para os rotativo, trazendo a imagem e a placa ao ticket, simplificando a digitação.


Telas que possuem o recurso

Na tela de pátio, tanto do operador quanto no dashboard, na tela de abertura de cancelas e na tela de incidentes.

Cenários comuns e comportamentos do OCR


Cenário 1

  • ABC entrou como rotativo
  • ABC saiu sem passar pelo sistema (cancela aberta)
  • ABC acessa novamente (ainda rotativo)

O sistema coloca a segunda placa como ABC e para o primeiro movimento ele vai retirar a placa e colocar uma descrição:

“Retiramos a placa {placa}, pois a mesma está sendo usada por um novo movimento ({movimento})”

Também vamos criar um incidente para registrar o ocorrido.

Isso faz com que a segunda entrada possa ser usada normalmente e a primeira vai ficar no pátio tendo que ser justificada para remover ou cobrada.

Cenário 2

  • ABC entrou como rotativo
  • ABC virou um credenciado
  • ABC saiu sem passar pelo sistema (cancela aberta)

Apesar de ser credenciado ele não vai entrar pela placa, pois já está no pátio (o totem deve falar isso). Ele deve entrar como rotativo (se ele apertar o botão para retirar o ticket) e o sistema não vincula a placa, apenas registra na descrição do movimento o ocorrido. Nesse caso esse ticket não vai conseguir sair com o ticket que ele tirou por último, pois ele é um rotativo e isso vai ficar bem claro na operação.

Nesse cenário o sistema também vai gerar um incidente e colocar na descrição:

"Retiramos a placa {plate}, pois a mesma está sendo usada por um novo movimento ({movement.id})"

Cenário 3

  • ABC entrou como rotativo
  • ABC virou credenciado
  • ABC saiu pelo sistema de forma correta
  • ABC foi entrar sem ticket e o OCR não pegou ele para abrir a cancela.
  • ABC tira um ticket para poder entrar.

Caso o OCR pegue a placa depois no update_entrance ele vai manter a placa, porém não vai vincular vehicle, então ele vai ficar como um ticket rotativo. No pátio ele não vai ter vinculo com o cliente e o operador pode cobrar ele como rotativo para sair (se for o caso).


Orientações para operação

Caso o cliente entre tirando um ticket que não está vinculado com ele (rotativo) o operador deve remover esse ticket rotativo entrar no cadastro do cliente e dar um salvar e gerar ticket. Com isso o sistema vai gerar um ticket no pátio para que o cliente possa sair.