Esse plano deve ser usado em cenários onde se deseja ter um cliente cadastrado, porém com a flexibilidade de um rotativo. Ele também tem o diferencial de poder ser utilizado junto ao recurso de selos.


Configurações do plano

Nessa tela é feita a definição do plano.


Nome: Nome do plano.

Valor Diária: Valor que será cobrada por dia no caso de venda de diária desse plano.

ContratoContrato que será utilizado para fazer a do cliente como rotativo. Ele será utilizado no caso de não ter sido feito a venda de nenhuma diária e também para cobrar o excedente (caso o cliente extrapole as diárias compradas). Ele pode ou não ser informado. Caso seja informado o operador na hora de validar terá apenas esse contrato como opção. Ele é ideal quando se que ter uma tabela diferenciada para esse tipo de cliente.

Gerar pendência: Ao marcar essa opção, o cliente paga as diárias apenas quando for sair do pátio, em vez de pagar no momento do seu cadastro.


Uso do plano

Para utilizar esse plano basta associar ele a algum cliente.



Ao selecionar esse tipo de plano o sistema habilita os seguintes campos:


Qtd. Diárias: Aqui pode ser informado a quantidade de diárias que cliente quer adquirir no momento do seu cadastro. O grande diferencial desse tipo de plano é que não é necessário fazer a venda de diárias de forma adiantada. Caso não seja informado esse campo o cliente pode ser salvo normalmente e pode acertar os débitos no momento de sair do pátio.

Se a opção de gerar pendência do plano estiver marcada, as diárias são vinculadas no cadastro do cliente mas a cobrança é realizada apenas no momento de sair do pátio. 


Associar ao ticket: Aqui pode ser associado o ticket que o cliente utilizou para acessar o estacionamento. Com isso o sistema inicia a cobrança a partir do momento da entrada do cliente no pátio.


A partir do momento que o cliente é associado a um plano do tipo Estadia ele se transforma em um rotativo cadastrado. 

O operador tem duas formas de efetuar a validação desse cliente: Na tela de clientes vendendo mais diárias (como na imagem acima) ou na tela de validação de rotativo.



Importante: Caso o operador faça a cobrança do cliente como rotativo (apenas do consumido até o momento) o sistema vai entender esse cliente como rotativo, ou seja o mesmo não vai poder acessar o pátio novamente. Essa opção deve ser usada apenas quando o cliente pretende deixar o pátio e não voltar mais. 

Se o cadastro do cliente for mantido no sistema após ter saído do pátio e estar vencido, nas próximas vezes que ele acessar o pátio será cobrado como um rotativo, utilizando o contrato do seu plano. Caso esse comportamento não seja o desejado, basta remover os clientes vencidos nessa condição.


Entrada assistida

Caso a entrada seja assistida (o operador digita a placa e da entrada no veículo) o cliente que já teve uma estadia finalizada tente acessar o pátio novamente o sistema entende automaticamente que esse cliente está cadastrado pela placa e já inicia ele no plano estadia que ele estava.

Obs.: Caso não queira esse comportamento, ao final de cada estadia deve-se ir até o cliente e remover o plano dele.


Opção Salvar e Gerar Ticket

Quando for entrada assistida ou tiver uma leitora de códigos de barras na entrada pode ser habilitado a opção de entrada de veículos direto pela tela de clientes, o chamado Salvar e Gerar Ticket.